8. DEBATE SOBRE ESPAÇOS MAKER
No dia 25 de outubro,
técnicos das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Educação de Novo
Hamburgo, município do Rio Grande do Sul com grande interesse em implantar FabLearn
em suas escolas, puderam conhecer a Escola SESI de Ensino Médio Albino Marques
Gomes. De manhã, a doutoranda em Educação, com co-orientação de Paulo
Blinkstein, Tatiana Soster, tratou dos princípios teóricos e os impactos na
aprendizagem com a implementação de FabLearn, bem como situações de mão na massa
considerando a realidade do município e fatores críticos de sucesso.
À tarde, Edgar Andrade,
um dos que encabeçam a equipe do FabLab Recife,
falou para o grupo da manhã, mais
os diretores das Escolas SESI de Ensino Médio, sobre suas experiências com FabLab
. Após, técnicos da GEDUC, junto com os consultores Tatiana Soster e Rodrigo
Barbosa da Silva debateram sobre FabLab e FabLearn: considerar que o acesso à
tecnologia é necessário e tem de ser
equitativo para todos os alunos, independente de preferência ou de gênero, deve
ser premissa de todos os laboratórios maker.
DEBATE SOBRE ESPACIOS MAKER
El 25 de octubre, técnicos de las Secretarias de Desarrollo Económico y de
la Educación de Novo Hamburgo, municipio de Rio grande do Sul con gran interés
en implantar FabLearn en sus escuelas, pudieron conocer la Escuela SESI de
Enseñanza Media Albino Marques Gomes. En la mañana, la Doctora en Educación
Tatiana Soster, con la coorientación de Paulo Blinkstein, trató de los
principios teóricos y los impactos en el aprendizaje con la implantación de FabLearn,
así como situaciones de “mano en la masa” considerando la realidad del
municipio y factores críticos de suceso.
En la tarde, Edgar Andrade, uno de los que encabezan el equipo de FabLab
Recife, habló para el grupo de la mañana y los directores de las Escuelas SESI
de Enseñanza Media, sobre sus experiencias con los FabLab. Después, técnicos de
la GEDUC, conjuntamente con los consultores Tatiana Soster y Rodrigo Barbosa da
Silva debatieron sobre FabLab y FabLearn: consideraron que el acceso a la tecnología
es necesario y tiene que ser equitativo para todos los alumnos, independiente
de preferencias o género, lo que debe ser premisa para todos los laboratorios
Maker.
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