2 CONTEXTUALIZAÇÃO


   As Escolas de Ensino Médio SESI-RS iniciaram sua proposta a partir de análise da realidade das escolas gaúchas e pautaram sua ação em estudos de práticas educativas inovadoras, consideradas referências mundiais. Com metodologia ativa, as Escolas pressupõem sua aprendizagem em projetos. A organização do Plano de Estudos ocorre via princípios (dois deles, sustentabilidade e tecnologia) e uma Matriz Tridimensional: numa face, Patrimônio Cultural Integrado, Culturas Juvenis, Projetos de Vida e Trabalho, Construções Criativas e Tecnologias Contemporâneas; noutra, exigências diferentes para cada ano curricular – descobrir e significar, criar e inovar – e, na terceira face, os conceitos estruturantes e sua organização curricular de cada componente.  

   As teorias construtivistas e construcionistas estão presentes no dia a dia das Escolas de Ensino Médio SESI-RS. Concebemos que o fazer deve estar contextualizado, isto é, decorre do interesse dos alunos e está alicerçado em conceitos estruturantes interdisciplinares, que exigem o fazer, o saber fazer e, além disso, reflexões sobre esse fazer. Todas as nossas intenções pedagógicas, seja em reuniões com professores, formação dos mesmos, organização de projetos, saídas de campo, atividades de robótica, consideram que todos os alunos têm potencial para aprender e que cabe à Escola possibilitar estratégias variadas para que isso ocorra.  Aprender fazendo é uma prática constante em nossas Escolas, exatamente para amparar a perspectiva da equidade.


   Estamos convictos de que a implantação de um FabLearn requer um espaço maker com projetos integrados ao currículo, que provoque  a exploração, considerando que não há somente consumidores de tecnologia, mas também produtores da mesma, propiciando, assim, a paixão pelo conhecimento. A criação desse espaço exige aprendizagem profunda, reflexão plural com base em estudos epistemológicos, participação em projetos de longo prazo, apresentação do que é produzido, aprendizado colaborativo, expressão de ideias plurais, em que todos os envolvidos mobilizam seus conhecimentos para a realização de algo com significado.
A motivação maior para esse novo desafio é o empoderamento do aluno, tornando-o mais qualificado tanto para o mundo do trabalho quanto para a excelência acadêmica.

CONTEXTUALIZACIÓN

Las Escuelas de Enseñanza Media SESI-RS iniciaron su propuesta a partir de análisis de la realidad de las escuelas gaúchas y pautaron su acción en estudios de prácticas educativas innovadoras, consideradas referencias mundiales. Con metodología activa, las Escuelas presuponen su aprendizaje en proyectos. La organización del Plan de Estudios ocurre a través de principios (dos de ellos, sustentabilidad y tecnología) y una Matriz Tridimensional: en una cara, Patrimonio Cultural Integrado, Culturas Juveniles, Proyectos de Vida y Trabajo, Construcciones Creativas y Tecnologías Contemporáneas; en otra, exigencias diferentes para cada año curricular - descubrir y significar, crear e innovar - y, en la tercera fase, los conceptos estructurantes y su organización curricular de cada componente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7. PLANTA_3D DOS FABLEARNS

20. SEMANA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SESI-RS SAPUCAIA

5 ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO SESI-RS