2.2 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Após participação no 1º FIC – Festival de Invenção e Criatividade - em São Paulo, a Gerência de Educação do SESI-RS (GEDUC) comprovou a necessidade de novos olhares em relação à Robótica.
Com intuito de enfrentar os novos cenários tecnológicos que surgem a cada dia, a GEDUC buscou, para qualificar ainda mais o currículo de suas Escolas de Ensino Médio, formação de professores em métodos, práticas e ambientes de computação física e robótica educacional abertas, baseadas principalmente na interface Gogo Board.
A organização de um plano de trabalho com professores e, posteriormente, alunos para descobertas em relação à robótica aberta possibilita processos de construção de conhecimento através de acesso, colaboração, comunicação, representação e autoria, em um diálogo constante com o que concebe as Escolas de Ensino Médio SESI-RS.


Mantendo os princípios básicos de um FabLearn, toda a Formação foi realizada levando em consideração o conceito de hands-on, heads-in, ou seja, aprender fazendo e aprender refletindo/aprendendo.
Com a participação de todos os professores das Escolas Sesi de Ensino Médio, independentemente de seu componente curricular, a Formação tratou questões teóricas sobre construtivismo e construcionismo, resolução de problemas por meio de desenvolvimento de projetos com programação na Gogo Board, através de software livre.


FORMACIÓN DE PROFESORES
Después de la participación en el 1º FIC - Festival de Invención y Creatividad - en São Paulo, la Gerencia de Educación del SESI-RS (GEDUC) comprobó la necesidad de nuevas miradas en relación a la Robótica.
Con el fin de enfrentar los nuevos escenarios tecnológicos que surgen cada día, GEDUC buscó, para calificar aún más el currículo de sus Escuelas de Enseñanza Media, la formación de profesores en métodos, prácticas y ambientes de computación física y robótica educativa abiertas, basadas principalmente en la interfaz Gogo Board.
La organización de un plan de trabajo con profesores y, posteriormente, alumnos para descubrimientos en relación a la robótica abierta posibilita procesos de construcción de conocimiento a través de acceso, colaboración, comunicación, representación y autoría, en un diálogo constante con lo que concibe a las Escuelas de Enseñanza Media SESI-RS.
Manteniendo los principios básicos de un FabLearn, toda la Formación se llevó a cabo teniendo en cuenta el concepto de manos, heads-in, o sea, aprender haciendo y aprender reflejando / aprendiendo.
Con la participación de todos los profesores de las Escuelas, independientemente de su componente curricular, la Formación trató cuestiones teóricas sobre constructivismo y construccionismo, resolución de problemas a través del desarrollo de proyectos con programación en Gogo Board, a través de software libre.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

7. PLANTA_3D DOS FABLEARNS

20. SEMANA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO SESI-RS SAPUCAIA

5 ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO SESI-RS